quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Era 1936.A olímpiada. Os jogos de Hitler.

Porque hoje o Brasil estreou nas olimpíadas e porque por coincidência hoje li uma parte do livro "A menina que roubava livros", que narra o título desse post.Para complementar...

Hitler que até então tinha apenas apertado a mão de um atleta finlandês e outro alemão ambos vencedores de atletismo, se retirou do estádio logo no primeiro dia, após ser alertado pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) de que teria de cumprimentar todos os vencedores ou nenhum destes.
Jesse Owens, que venceu os 100m e 200m rasos, revezamento de 400m e salto em distância. Quando Owens venceu a prova dos 200m ele mirou seus olhos para o COI e não para a tribuna de Hitler, pois este já não estava mais lá para conferir o seu feito. Jesse Owens foi aclamado por milhares de torcedores de diversas nações naquele dia, inclusive muitos alemães, que também aplaudiam o alemão Lutz Long que terminou a prova em segundo lugar. Os EUA, que trataram seus atletas negros como auxiliares, conseguiram vencer 10 provas de atletismo. Destas, 6 medalhas de ouro foram conseguidas com a participação de quatro negros.
(Wikipedia)

Nenhum comentário: